Ficha Projeto P2020 ID&T Individual EVO4Rail #010957

Designação do projeto: EVO4Rail – Monitorização sem fios para ferrovias

Código do projeto: NORTE-01-0247-FEDER-010957

Objetivo principal: OT 1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: EVOLEO Technologies, Lda

Data de aprovação: 13/04/2016

Data de início: 01/001/2016

Data de conclusão: 31/05/2018

Custo total elegível: 453.352,26 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 329.019,29 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:  O projeto de I&DT EVO4Rail – Monitorização sem fios para ferrovias, visa conceber um sistema de monitorização sem fios para ferrovias de forma a otimizar a manutenção da via. O protótipo a desenvolver deve integrar sensores colocados lateralmente na via-férrea com o objetivo de medir grandezas típicas de controlo da passagem do comboio e transmiti-las à estação local onde será processada a informação de todos os equipamentos de monitorização instalados na ferrovia. O sistema será constituído por hardware e software especificamente desenvolvidos pelo promotor.

O projeto assenta numa metodologia que inclui a realização de 7 atividades:

Atividade 1 – Estudos preliminares;

Atividade 2 – Desenho e definição da arquitetura do sistema;

Atividade 3 – Conceção e desenvolvimento do hardware do sistema em laboratório;

Atividade 4 – Conceção e desenvolvimento do software do sistema em laboratório;

Atividade 5 – Construção e validação do protótipo do sistema;

Atividade 6 – Promoção e divulgação ampla dos resultados;

Atividade 7 – Gestão de Projeto;

O projeto tem como objetivo a conceção e desenvolvimento de um sistema para monitorização sem fios para ferrovia, que permita uma otimização do processo de manutenção da ferrovia, onde ao longe do projeto, e destas 7 atividades irão ser desenvolvidos os seguintes componentes:

  • Equipamentos de monitorização: Elementos a funcionar de forma integrada e a instalar (lateralmente) na via-férrea com o objetivo de medir uma determinada grandeza e transmitir essa informação para a Estação local.
  • Estação local/Unidade de Agregação e Processamento de Dados: Equipamento que agrega e processa a informação de todos os equipamentos de monitorização instalados no local. Posteriormente, a informação de interesse será transmitida para uma base de dados central.
  • Software de Gestão e Bases de Dados Central: Local que terá informação de todos os sistemas instalados ao longo da infraestrutura ferroviária, capaz de: apresentar os dados ao operador; aceder aos sistemas locais para efeitos de manutenção ou obtenção de dados em bruto; servir de interface a outros softwares de gestão ou visualização.

Os indicadores de resultado a alcançar no âmbito do projeto são relativos ao Indice P, onde se espera um investimento em I&D no VAB de 31.56%.